Cuide e proteja o jardim!

A morte de Sansão - suicídio ou sacrifício?

Sabemos que Sansão, com sua força descomunal, abraçou as colunas que sustentavam um templo pagão, fazendo com que seu teto desabasse e morresse três mil pessoas, incluindo ele próprio. Mas isso configurou um suicídio? Foi uma atitude de desespero e vergonha ou de glória e admiração?

Em primeiro lugar, é notável que ato de Sansão foi reconhecido no Novo Testamento como bravura e fé. Em Hebreus 11, na chamada Galeria dos Heróis da Fé, Sansão é citado ao lado de vários outros nomes do Antigo Testamento que foram exemplos.

E que mais direi? Faltar-me-ia o tempo contando de Gideão, e de Baraque, e de Sansão, e de Jefté, e de Davi, e de Samuel e dos profetas, os quais pela fé venceram reinos, praticaram a justiça, alcançaram promessas, fecharam as bocas dos leões, apagaram a força do fogo, escaparam do fio da espada, da fraqueza tiraram forças, na batalha se esforçaram, puseram em fuga os exércitos dos estranhos. Hebreus 11:32-34

Em segundo lugar, a Bíblia também registra a história de outro personagem que tirou a própria vida: Judas Iscariotes. Segundo Mateus 27:3-5, Judas, após ver que Jesus foi condenado, se enforcou. Ao contrário de Sansão, a atitude de Judas foi reprovada no Novo Testamento (Atos 1:16-25). 

[...]Para que tome parte neste ministério e apostolado, de que Judas se desviou, para ir para o lugar que lhe era devido. Atos 1:25

Mas porque a morte de Sansão é lembrada com louvor e a de Judas não? Essa comparação entre a morte ambos é necessária para termos uma resposta satisfatória. Judas tirou a própria vida porque ficou tomado de remorso depois de ver que Jesus foi condenado mesmo sendo inocente. Ou seja, foi um ato de desespero, egoísta e por querer se livrar da sua angústia. Já Sansão, não podemos dizer que ele se suicidou, mas que ele se sacrificou, pensando no bem do seu povo. 

Sansão estava numa situação deplorável. Ficou cego, porque furaram seus olhos; seu corpo ficou mutilado; e se tornou motivo de escárnio para seus inimigos. Contudo, Sansão não tirou sua vida para se livrar de todo esse sofrimento, mas para salvar seu povo dos inimigos. Os filisteus eram inimigos ferrenhos de Israel e não buscavam a paz, era um inimigo irreconciliável. Com seu ato, Sansão demonstra pensar mais no seu povo do que em si mesmo. Assim, ele se sacrifica por um bem maior. Isso, inclusive, aponta para Cristo, que se sacrificou para nos salvar.

Outro ponto, é que a força de Sansão que causou tamanha destruição, não veio dele, mas de Deus. Se sua morte fosse suicídio, isso implicaria dizer que Deus concedeu força a ele para se suicidar, o que não condiz com o caráter divino.

Concluindo, Sansão não se suicidou, mas ele se sacrificou pelo seu povo. Por isso, foi considerado um herói da fé, por seu tão grande gesto.



Comentários