Cuide e proteja o jardim!


Lemos em Gênesis 2:15 que "O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo. Ou seja, o homem deveria proteger e fazer prosperar o ambiente que Deus lhe deu e lhe colocou. Porém, logo em Gênesis 3:1, a serpente, um animal selvagem, estava dentro jardim. O que um animal selvagem fazia dentro de um ambiente doméstico? Certamente Adão falhara na missão que Deus o deu. Deixou que o mal entrasse no seu ambiente. A presença da serpente revela uma brecha na vigilância de Adão. Aquele que deveria proteger o jardim, infelizmente, não impediu que o mal se infiltrasse. Segue-se a partir daí a chamada "Queda do homem".

Da mesma forma, somos chamados a guardar o ambiente que Deus nos deu, nossos lares, corações, relacionamentos e mentes. No entanto, quando nos descuidamos, damos espaço para que o mal penetre, e o que era santo e perfeito passa a ser terreno de tentação e queda.

Assim como Adão, Deus nos dá um "jardim" para cuidar, seja ele nossa vida espiritual, nossa família ou nossa comunidade. Nossa responsabilidade é sermos vigilantes e atentos para que o mal não encontre lugar onde Deus habita.

O que temos permitido entrar no jardim de nossas vidas? Temos falhado em guardar e proteger o que Deus nos confiou? Como Adão, precisamos lembrar da nossa missão. Vamos vigiar e orar, como Jesus nos ensina em Mateus 26:41,  para manter o ambiente que o Senhor nos deu puro e santo, preservado para a glória dEle. Precisamos manter a nossa atenção, proteger o que Deus nos deu e não permitir que o inimigo se infiltre.

Comentários