- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
A Bíblia não fala explicitamente sobre jogos de azar. Não existe um versículo proibitivo como "não jogarás na loteria". O que há bastante são registros de acontecimentos em que se "lança a sorte", ou seja, fazer sorteio. Além disso, a Palavra de Deus traz alguns princípios que, implicitamente, nos convence de que jogar não é apropriado a um cristão.
"Lançar sorte"
Josué distribui as terras entre as tribos de Israel por sorteio(Josué 18:10). Para determinar quem dentre o povo viveria dentro dos muros da cidade, Neemias lançou sortes(Neemias 12;1). Foi por sorteio que Jonas foi escolhido como culpado e lançado para fora do navio. E, foi lançando sorte, que Matias foi escolhido no lugar de Judas(Atos 1:26).
Mas o interessante é que em nenhum desses casos, e em outros, há referência a apostas ou vantagens financeiras. Não há interesses pessoais envolvido. Na verdade, cada um deles só provou a soberania de Deus diante do aparente "acaso" ou "sorte". É como disse Salomão: a sorte é lançada, mas as decisões vêm do Senhor (Pv 16:33).
O princípio bíblico a respeito do jogo
O jogo, de forma geral, se apresenta como consequência do amor ao dinheiro. Ele promete riquezas rápidas e fáceis, e isso tenta as pessoas. E nesse ponto, a Bíblia nos nos ensina e adverte de forma clara.
Ela nos encoraja a trabalhar e usufruir do resultado do nosso trabalho.
Todo trabalho árduo traz proveito, mas o só falar leva à pobreza. Provérbios 14:23
[...]se alguém não quiser trabalhar, também não coma. 2 Tessalonicenses 3:10
Além disso, ela nos adverte contra o amor ao dinheiro, por ser o motivo dos males; e contra a busca desenfreada para ficar rico(1 Tm 6;10; Pv 13:11; Ec 5:10; Hb 13:5).
Então, se o jogar confronta princípios bíblicos, o cristão não deve praticar. Pelo contrário, ele deve buscar através do seu trabalho o seu sustento diário.
Comentários
Postar um comentário