Cuide e proteja o jardim!

Razões porque o vinho que Jesus tomou não era alcoólico



Esse tema ainda hoje gera muito debate. Jesus bebeu vinho alcoólico? Nós também podemos? Não é minha intenção aqui encerrar o assunto, mas quero tecer alguns motivos à luz da Bíblia que mostram que não, o vinho que Jesus tomou, tanto na Ceia quanto em Caná da Galileia, era apenas suco de uva.

NA SANTA CEIA
(Mateus 26:17–30, Marcos 14:12–26, Lucas 22:7–39 e João 13:1 até João 17:26)

1. O vinho da Páscoa não poderia ser fermentado, isto é, alcoólico (Ex. 18:20). A Ceia do Senhor foi instituída por ele durante a Páscoa Judaica, portanto, só poderiam beber suco de uva, sem fermentação. 

2. Somente o vinho novo(sem fermentação) poderia representar o sangue de Jesus. Naquela época as mulheres pisavam as uvas no lagar, e assim faziam na hora o suco de uva, chamado de "vinho novo". O sangue de Jesus foi derramado em resultado imediato das pisaduras que sofreu na cruz.  É o que está escrito em Isaías 53:5: "... pelas suas pisaduras fomos sarados", isto é, pelo seu sangue. 

3. Fermento na Bíblia representa o pecado(Mateus 16:11,22; Marcos 8:15; 1 Co 5:7-8). Tendo Jesus sangue puro, sem pecado, inocente, derramado para nossa redenção, jamais o vinho fermentado poderia representar o seu sangue(1 Pe 1:19).

NO CASAMENTO EM CANÁ DA GALILEIA
(João 2:1–11)

1. O "bom vinho" é o vinho doce. Em João 2:10 é dito que o vinho que Jesus transformou a partir da água era o vinho bom, e o vinho bom era doce. Ele não poderia ser alcoólico, pois "a bebida forte(fermentada) é amarga", conforme Isaías 24:9.

2. O vinho que alegra o coração e a festa é o vinho novo (não fermentado). Os judeus muito se alegravam na colheita. Como o tempo entre uma safra e outra poderia ser extenso, quando chegava a colheita eles teriam uvas para pisar no lagar, portanto, vinho novo para beber. Ou seja, o vinho resultante da colheita recente, era o vinho novo, não alcoólico. Leia Jeremias 48:33, Salmos 104:14-15 e Isaías 65:8.

3. Não se deve oferecer vinho que embriaga. Com base em Habacuque 2:5, 15,16, se Jesus tivesse feito vinho que embriaga, certamente teria desobedecido a Deus. Sabemos que o Senhor foi fiel ao Pai e em nada pecou(1 Pe 2:22), portanto, é impossível que o vinho que ele fez na festa das bodas fosse alcoólico. 

4. O sacerdote e o rei não podia beber. Em Levítico 10:9-11 consta a ordenança de que o sacerdote não podia beber, seria impureza. Em Provérbios 31:4,5 o rei não podia beber. Sendo Jesus nosso Sumo Sacerdote(Hb 3:1) e Rei dos reis(1 Tm 6:15), jamais ele teria se alcoolizado. 

5. De um modo geral a Bíblia condena o uso de bebida alcoólica. Leia Pv 20:1; Pv 23:31; Is 28:7. 

Conclusão
Dessa forma, existe certa clareza nas Escrituras que o vinho que Jesus ingeriu com seus discípulos na Ceia e no casamento não foi alcoólico, mas vinho novo ou, simplesmente, suco de uva; tampouco Jesus ofereceu bebida alcoólica para alguém.

Sendo Cristo o nosso modelo, devemos imitá-lo e, portanto, se abster totalmente desse tipo de bebida. Beber "socialmente" ou mesmo apenas "em casa" não ameniza a nossa responsabilidade cristã. Se Jesus não bebeu, não devemos beber. Ponto. Em caso contrário demonstre evidências bíblicas.
 

Comentários