Cuide e proteja o jardim!

Um chamado para a comunhão



INTRODUÇÃO
No primeiro capítulo da sua primeira carta aos irmãos de Corinto, Paulo fala de um chamado especial feito a igreja: a comunhão. Esse chamado é equiparado ao conhecido "ide do Senhor", ou seja, faz parte da missão da igreja. É muito comum lembrarmos de missões externas, mas esquecemos de fazer missões internas quando deixamos de ter comunhão com o próximo.

OS DONS ABUNDANTES
Percebemos nesse capítulo o quanto a igreja de Corinto era admirada e elogiada por Paulo.

  • No verso 2 Paulo os chama de santificados em Cristo
  • No verso 4, de agraciados em Cristo
  • No verso 5, Paulo diz que eles são enriquecidos em Cristo, na Palavra e no conhecimento; e, 
  • No verso 7, Paulo diz que eles foram presenteados com os dons.

Até aí Paulo fala o que a igreja já era e do que ela já tinha; do que ela se tornara em Cristo e do que o Senhor já lhe dera graciosamente. Mas no verso 9 é dito a igreja que eles foram chamados para a comunhão. E isso ainda lhes faltava.

A COMUNHÃO FALTANTE
Embora nenhum dom faltasse naquela igreja(verso 7) e ela tivesse alcançado vários elogios, algo ainda faltava a ela: a comunhão. É partir daí que, no restante do capítulo, o apóstolo ensina a respeito da unidade e igualdade em Cristo entre os irmãos para edificação e crescimento da igreja. A mensagem de Paulo é a comunhão a partir de Cristo para com os outros.

O CHAMADO DA COMUNHÃO
A busca primária da igreja não é os dons, muito embora os dons cumpra um importante papel de edificação e capacitação da igreja e glorificação do nome de Jesus 
(1Co 12.12-27; 1Co 14.4,5,12), além de sermos estimulados a buscá-los com zelo (1 Co 12:31). Mas os dons cessarão no porvir. A prioridade da igreja deve ser o amor ao próximo, a comunhão; é para isso que fomos chamados. Sem partidarismo, sem acepção, sem medida, sem soberba ou vanglória. 

Os dons são dados por Deus a igreja. Mas a comunhão é um chamado a ser cumprido por ela. Deus não dá a comunhão, não existe o "dom da comunhão". Comunhão se busca e se pratica entre os irmãos.

CONCLUSÃO
Ouvimos muito sobre o "ide" do Senhor, referindo-se ao chamado do crente de pregar o Evangelho pelo mundo (Mc 16:15). Mas o quanto estamos ouvindo e cumprindo o chamado da comunhão?

Comentários