Cuide e proteja o jardim!

Um chamado para renúncia e influência




TEXTO BASE: Gn 12:1-8 - O chamado de Abrão

De forma repentina, o texto inicia com o diálogo entre Deus e Abrão, aquele que seria o pai da fé e chamado amigo de Deus. Deus o escolhe, o chama, faz exigências e promete bençãos. Você tem convicção do seu chamado? Para quê Deus te escolheu? O Senhor já te fez algum pedido? Você já teve que renunciar algo por amor a Ele? 

 O CHAMADO E A ORDENANÇA DE DEUS. A ordem de Deus para Abrão incluía três ambientes do qual o patriarca deveria sair, influenciar, ou relacionamentos que ele deveria renunciar:

·        Nação. Tanto em Ur quanto em Harã, terras em que Abrão habitava, Sin, o deus sumério da lua era adorado. Era uma nação cheia de idolatria e sem conhecimento de Deus.

·        Família. Todos os irmãos de Abrão casaram-se com mulheres de Ur e foram morar em Harã, ou seja a família cresceria no meio da idolatria.

·        Casa paterna. Em Josué 24:2, vemos claramente que o pai de Abrão serviu a outros deuses em Harã; Ele era um influenciador da idolatria dentro de sua própria casa.

 

Você se identificou com algum desses ambientes? Como você tem se comportado nesses ambientes depois que atendeu ao chamado do Senhor? Você os influencia ou é influenciado por eles? Foi preciso renunciar algo precioso em nome desse chamado divino?


AS BENÇÃOS PROMETIDAS POR DEUS. Cada exigência de Deus feita a Abrão incluía algo que era o mais importante pra ele: a família. Mas, ao mesmo tempo, as bênçãos prometidas por Deus também as incluía:

 

·        Uma nova nação. Deus garante fazer de Abrão uma grande nação e dar-lhe à sua semente.

·        Uma nova família. Deus promete abençoar as famílias a partir de Abrão.

·        Um novo pai. Essa nova nação e família abençoados teriam Abrão como seu o pai.

Deus promete que seria uma nova nação, uma nova família e um novo pai, ou seja, uma nova história, escrita por Deus, protagonizada por Abraaão e sua família. 


Assim como Deus cumpriu suas promessas em Abraão, ele deseja cumprir em você e através de você, para que a sua e outras famílias sejam abençoadas e influenciadas. Uma nova história já foi escrita, você quer ser o protagonista?


O QUE DEUS REQUER DE NÓS. O SENHOR promete mudança, mas exige mudança; promete novidade de vida, mas requer confiança; promete bênçãos, mas requer renúncia. Deus nos tira do meio profano e de tudo mal que nos influencia para construir uma terra e famílias sagrados e santos. Deus tem um plano para nós, um algo novo para fazer. Ele nos chamou para sermos influenciadores no mundo, e não para sermos influenciados por ele.


Qual renúncia você deve fazer? Qual renúncia Deus requer de você? É Ele quem escolhe, chama, capacita e realiza seu plano. E o seu papel é dizer “sim” ao seu chamado. No final, sempre o nome do SENHOR é glorificado.



Comentários